Sérgio Ricardo dá vida à pintura “Natureza” na mostra “Cores que Falam” na Usina Cultural Energisa

A exposição “Cores que Falam”, parte do projeto LAB OCUPAÇÃO ARTES VISUAIS USINA CULTURAL ENERGISA | JOÃO PESSOA/PB, ganha um novo respiro com a exibição do vídeo de animação “Natureza”, que transforma em movimento as obras da artista plástica Nadja Carvalho. A produção audiovisual, com 5 minutos e 54 segundos de duração, convida o público a uma experiência sensorial e imersiva, unindo pintura, som e movimento em perfeita harmonia.

A animação foi editada, sonorizada e animada por Sérgio Ricardo Santos, responsável por dar vida aos elementos das telas com sensibilidade e precisão técnica. Com 26 horas de trabalho contínuo, o processo envolveu fotografia, montagem, composição sonora e animação quadro a quadro — com doze quadros por segundo — criando fluidez aos movimentos de pessoas, formigas, abelhas, borboletas e outros seres vivos representados nas telas. A produção foi realizada pela DSCOM Agência de Comunicação.

Animação que reflete e emociona

A obra “Natureza” (2025) é uma instalação audiovisual que parte de duas séries de pinturas em acrílico sobre tela: a Série Flores e a Série Cores, cada uma com quatro obras. As composições destacam a beleza da fauna e flora por meio de cores vibrantes e texturas marcantes, propondo uma reflexão sobre a urgência da preservação ambiental.

Com direção artística de Nadja Carvalho e edição, animação e som assinados por Sérgio Ricardo Santos, o vídeo traduz memórias afetivas e propõe novas narrativas visuais. Um dos momentos mais tocantes da animação acontece durante a cena da tela “Magenta Forte”, onde a trilha sonora — a canção “Deixa eu bagunçar você”, de Liniker — embala uma sequência de empoderamento visual que emociona.

O vídeo culmina com uma forte metáfora visual: olhos de gato inseridos em planetas, representando um olhar vigilante sobre o planeta. Um alerta poético e visual sobre a necessidade de cuidar da natureza — o famoso “pulo do gato”, agora em linguagem audiovisual.

Sobre Nadja Carvalho

Nadja é natural do Rio de Janeiro, mas viveu em diversas cidades do Brasil — Olinda, Recife, Campina Grande, São Luís, João Pessoa, São Paulo — e atualmente reside em Aveiro, Portugal. Formada em Comunicação, com mestrado em Sociologia, doutorado em Semiótica e pós-doutorado em Vídeo Celular, Nadja combina sua bagagem acadêmica com a paixão pelas artes visuais, dedicando-se à pintura e à criação de vídeos curtos como novas formas de expressão artística.
Serviço

Exposição – Cores que Falam: Manipulação e Percepção

Curadoria: Alena Sá

Artistas: Lola Pinto, Luiza Bié, Maya Oliveira, Nadja Carvalho, Retiel

Data: 03 a 30 de abril de 2025

Local: Usina Cultural Energisa

Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá, João Pessoa/PB

Mais informações: www.labocupacao.art.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo